domingo, 17 de fevereiro de 2008

Egberto Gismonti 1981 "Em Familia"



Nos tempos do Grupo Ensaio, grupo formado por mim (guitarra), Marquinhos (baixo), Fernando Pão (bateria), Robinho (violão e guitarra), Laécio (percussão), Marcos (piano e violão), Saulo (trumpete) e Luiz (sax e flauta), Egberto era uma referência constante. Esse 'Em Família" com certeza marcou muito aqueles tempos de grande inspiração musical. O disco branquinho, conforme era chamado, trazia composições antológicas, como Loro, Em família, Dom Quixote, Sanfona e outros "sucessos".

Impressionante a capacidade criadora de Egberto, aqui se expressando nos arranjos perfeitos, no virtuosismo das teclas ou das cordas e nas composições. O grupo, Academia de Danças, para mim está aqui com a sua melhor formação: Zeca Assumpção, contrabaixo, Mauro Senise (sax, flauta) e Nenê, bateria, segundo seu amigo Hermeto Paschoal, a melhor do mundo. Mestre Hermeto é generoso com os amigos, mas Nenê é isso mesmo, uma das mais talentosas e criativas performances na baqueta.

Creio que Egberto é emblemático de uma época muito especial de nossa história, em que a música instrumental respirava seus melhores ares. Se duvida escute esse Em Família.

Nenhum comentário: