quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Earth Wind and Fire

Earth Wind and Fire, talvez a maior banda de soul music da história. Com certeza é algo forte de se afirmar, mas naquels finais de setenta e até início de oitenta, quando de sua passagem pelo Brasil, em show antológico no Maracanazinho, fala-se disso, da maior banda da terra.
Exageros à parte, é inegável a qualidade musical da banda de Maurice White, um músico que soube bem integrar o funk comercial das discotecas ao tradicional do soul, as vocalizações impecáveis e os metais arrasando em acordes e ataques bem arranjados. A contribuição do earth Wind and Fire foi tanta que levou o baterista Phil Collins a mudar sua orientação musical, deixando para trás as grandes haronias progressivas do Genesis para investir na rápida assimilação de ritmos dançantes associados a arranjos com qualidade inquestionável. Porém estamos falando de Earth Wind and Fire, e aqui, o destaque está para o grande sucesso "Fantasy", sucesso quase impensável nos dias de hoje: elegância, melodia marcante, arranjo delicado e performance de banda impecável. É um disco fantástico, que alçou o Earth Wind and Fire mundialmente em todas as rádios do mundo. Depois viriam "September", "Boogie Wonderland" e outras mais. Puristas talvez se recusem a baixar o Earth Wind and Fire, mas hoje, passados esses 30 anos, percebemos a jóia rara, bem trabalhada, e como aqueles tempos ewram bons para nós...


1 Serpentine Fire 3:50
2 Fantasy 4:37
3 In the Marketplace (Interlude) :43
4 Jupiter 3:11
5 Love's Holiday 4:22
6 Brazilian Rhyme (Interlude) 1:20
7 I'll Write a Song for You 5:23
8 Magic Mind 3:38
9 Runnin' 5:50
10 Brazilian Rhyme (Interlude) :53

Maurice White - vocals, kalimba, drums
Verdine White - vocals, bass, percussion
Philip Bailey - vocals, congas, percussion
Al McKay - guitar, percussion
Johnny Graham - guitar
Andrew Woolfolk - flute, soprano & tenor saxophone
Larry Dunn - piano, organ, synthesizer
Ralph Johnson - drums, percussion
Fred White - drums, percussion

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava pesquisando esses caras , eu já tinha ouvido falar deles .
Voce tem razão, os caras foram referencias pra muita gente ai .. o som então ... uma banda incrivel mesmo ,, Nas acho que para o publico de hoje ..hummm , mão sabem apreciar os metais, nao saberiam distinguir o baixo do Verdine com a guitarra do Al.

Alguem tem esse show em midia ??