domingo, 31 de agosto de 2008

Airto Moreira "Fingers", 1973

"Tombo em 7/4" mostra bem esse grande percussionista brasileiro. Airto é fenomenal, e tem uma história de fazer inveja, no bom sentido. Participou do grande Quarteto Novo, com Heraldo do Monte e o grande Hermeto Pascoal. Na velha "Disparada", do Vandré, é ele que executa aquela percussão com a carcaça de boi, nos idos dos 60, no Festical da Canção..
Esse álbum é muito importante como consolidação de uma carreira brilhante: Miles Davis, Weather Report, Chick Corea, em vários trabalhos contaram com o talento de Airto. Com Flora Purin, conseguiu alcançar os mais altons índices de credibilidade e notoriedade no difícil circuito de jazz norte americano e abriu caminho para muitos outros brasileiros.
Airto só volta ao país para passear ou a trabalho. E ele trabalha muito, é um recordista de gravações, talvez somente comparado a Paulinho da Costa, outro percussionista violento e brasileiro.
Em "Fingers" temos o prazer de ouvir a guitarra de David Amaro, em lindos solos. Mas o grosso é a percussão... discaço. O meu vibil ainda existe, e foi dado pelo Fernando Pão, o velho baterista de Niterói, do Cordas Vocais e Grupo Ensaio, banda da qual participei como fundador e músico lá pelos anos 80. Saudades.


Bass, Vocals - Ringo Thielmann
Drums, Vocals - Jorge Fattoruso
Engineer - Rudy Van Gelder
Guitar [electric], Acoustic Guitar, Guitar [12-string] - David Amaro
Keyboards, Harmonica, Vocals - Hugo Fattoruso
Percussion, Drums, Vocals - Airto Percussion,
Vocals - Flora Purim
Producer - Creed Taylor


1 Fingers (4:30)
2 Romance Of Death (5:35)
3 Merry-Go-Round (2:40)
4 Wind Chant (5:45)
5 Parana (6:00)
6 San Francisco River (6:20)
7 Tombo In 7/4 (6:20)

Nenhum comentário: