segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Soft Machine Alive And Well 1978

Muitos consideram este Soft Machine de 1978 um disco inferior aos anteriores. Talvez tenham lá as suas razões, em se tratando de alguém que busca o chamado "som Canterbury", marca que alcunhou algumas das excelentes bandas britânicas dos primeiros anos da década de setenta, cujas influências são o jazz e as raízes folclóricas. O Soft Machine é um dos expoentes dessa vertente do rock progressivo, que traz ainda Camel, Gong e o grande Steve Hillage.
Como neste Alive and Well, gravado ao vivo em Paris, o Soft Machine busca novas soluções e caminhos, é natural que fãs mais ortodoxos fiquem desapontados. Mas por quê? Aqui encontramos linhas melódicas bem interessantes e muita improvisação. Persegue-se mais o estilo fusion desenvolvido pela Mahavishnu Orchestra, e o guitarrista John Etheridg toca com muita fluidez nos solos ( lindo o tema de "Eos", segunda faixa do disco). Também John Marshall ataca com uma bateria bastante solta. É um disco muito bom, que, se destoa dos trabalhos anteriores, nem um pouco deixa a desejar, ao contrário, talvez agrade mais os que buscam virtuosismo e improvisação, bom solos e assim vai. Vale escutar!


Track Listings
1. White kite (3:00)
2. Eos (1:22)
3. Odds bullets and blades pt. 1 (2:18)
4. Odds bullets and blades pt. II (2:33)
5. Song of the sunbird (1:24)
6. Puffin (1:18)
7. Huffin (5:12)
8. Number three (2:25)
9. The nodder (7:13)
10. Surrounding silence (4:04)
11. Soft space (8:17)





Line-up/Musicians- Steve Cook / bass guitar - John Etheridge / acoustic & electric guitars - Karl Jenkins / piano, electric keyboards and syntheziser - John Marshall / drums, percussion - Rick Sanders / violin

Nenhum comentário: