domingo, 29 de julho de 2007

Jaco Pastorius Live in N Y



Jaco Pastorius é uma das maiores referências do baixo no jazz. Sua atuação junto ao Weather Report e em trabalhos variados com Pat Metheny, Joni Mitchel, tornou-o o mais genial baixista elétrico de todos os tempos, reconhecido mundialmente por inovar a linguagem do instrumento.
John Francis Pastorius III nasceu nos EUA. Antes de tocar baixo, tocou bateria, mas parou devido a uma contusão.
Quando começou a tocar baixo, já tinha vários contatos com bandas de jazz da região onde morava. Tocou com essas bandas por um bom tempo, até conseguir lançar seu primeiro disco solo, intitulado com seu nome. No dia de lançamento, o disco teve repercussão mundial, tornando o baixista famoso mundialmente.
Depois de lançar mais alguns discos solos, e participar de discos de Flora Purim, Al diMeola e Pat Metheny, conseguiu entrar para um grupo que apreciava muito, o Weather Report. Entrando para o grupo de jazz/fusion, o baixista trouxe elementos até então ausentes no som da banda, como influências de r&b e soul.
Fez vários discos com o Weather Report, até que foi expulso do grupo por ter problemas com alcoolismo e drogas. Continuou fazendo fama com sua carreira solo, até que foi dominado pelo vício. Seu temperamento irregular, por vezes nas alturas e por vez no mais fundo dos poços, somado à agressividade, o álcool e cocaína, prejudicaram imensamente sua carreira. Em 1987, após discutir com seguranças de um clube que não queriam deixá-lo entrar, morre vítima de espancamento. Sua morte prematura abalou todo o cenário da música, mas ainda hoje é fonte de inspiração para músicos e baixistas.
Aqui estão reunidas gravações ao vivo em Nova York.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou um hiperfã. Maravilha. Obrigado.

Renato disse...

valeu marcos, e vamos postar mais do jaco, já estamos providenciando... emande sugestões... obrigado pelo comentário