sábado, 8 de dezembro de 2007

FLORA PURIM open your eyes you can fly

Este foi o disco que comemorou a liberdade de Flora Purim nos EUA, presa anos anos por porte de drogas. "Abra os seus olhos, você pode voar" de fato remete a uma experiência musical sem limites e é o melhor disco de Flora, reconhecida cantora brasileira no cenário do Jazz, ganhadora de Grammy Awards em época na qual concorriam grandes Divas da música norte-americana.
Participam das gravações Ron Carter, Hermeto, Airto, Alphonso Johnson (que executa uma das linhas de baixo mais incríveis que já ouvi, em "Open your eyes you can fly"), George Duke, Egberto, David Amaro.
Logo nas três primeiras faixas, composições de Chick Corea, grande amigo que a lançou como cantora na primeira fase do "Return to Forever", com dois belíssimos trabalhos, "Return to Forever" e "light as a Father"; "Sometime Ago" é uma regravação, em outro ritmo; "San Francisco River" foi primeiramente gravada no disco "Fingers", de Airto, e aqui ganha novo arranjo, muito bom; "Ina´s song" é uma belíssima canção, que deixa vazar a saudade do Brasil... alguns brasileiros ainda não deram importância ao trabalho de Flora Purim, desconhecendo o seu valor; não perceberam a força que ressalta de cada um dos álbuns, como uma resistência em um meio que poderia ser hostil, mas que foi dobrado pleo talento que apresentou, e pela ousadia como enfrentou os seus problemas. É importante lembrar que, no episódio da prisão de Flora, outros músicos, monstros sagrados do Jazz, poderiam ter "dançado", mas ela foi corajosa a ponto de não jogar mais outros na fogueira. Cumpriu a sua pena, gravou inclusive quando esteve presa ("Butterfly Dreams", com Airto, George Duke, David Amaro, Stanley Clarke, uma belo disco onde mostra seu talento na improvisação vocal), livrou-se e entregou para nós este "Open yous eyes you can fly". Abra , portanto, seus olhos e a sua mente e vôe neste trabalho fantástico.

01 - Open your eyes you can fly
02 - Time's lie
03 - Sometime ago
04 - San Francisco river
05 - Andei (I walked)
06 - Ina's song (trip to Bahia)
07 - Conversation
08 - White wing black wing

Personnel includes: Flora Purim (vocals); Hermeto Pascoal (flute, electric piano, harpsichord, percussion, background vocals); George Duke (electric piano, Arp & Moog synthesizers, background vocals); David Amaro (acoustic, electric & 12-string guitars); Egberto Gismonti (acoustic guitar); Alphonso Johnson (acoustic & electric basses); Ron Carter (acoustic bass). E tem mais: Nudgu Chanclair, Robertinho Silva, Luis Alves.

Nenhum comentário: