segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Pat Metheny "The Way Up"



1. Opening
2. Part 1
3. Part 2
4. Part 3

The Way Up representa, dentro dos trabalhos do guitarrista Pat Metheny , por ele mesmo, "nossa mais ambiciosa composição produzida para um grupo"- uma música somente, brilhante, de 68 minutos composta em partes por Metheny e seu colaborador em 28 anos, Lyle Mays. Metheny comparou a criação de The Way Up com a produção de um filme, e a esse respeito, de fato percebemos como que uma viagem entre sons e efeitos, partes suaves e outras mais violentas, um grande trabalho cujo arranjo exigiu esforço para a sua execução.
É o que podemos chamar de aventura musical: harmonias complexas, dinâmicas acentuadas e improvisos sem limites, executados por músicos que impressionam pelo domínio que exercem sobre os seus respectivos instrumentos. Steve Rodby (baixo) retorna ao grupo e apresenta a mesma pegada e senso melódico, sendo as suas linhas o centro da composição; Lyle Mays permanece o músico brilhante e competente, capaz de criar grandes "climas" com os teclados; na bateria Antonio Sanchez, perfeito. Destaques também para os músicos adicionais, o brilhante trumpetista e vocalista Cuong Vu, e os não menos espetaculares Grégorie Maret e Nando Lauria.
"The Way Up" é mais um trabalho que rompe novos caminhos à música de Pat Metheny, algo que incorpora elementos oriundos de vários estilos, que desenbocam na sua técnica e versatilidade, sempre abertas a novas experiências, sem perder o seu carcaterístico feeling. Discaço!
password: tekk

Um comentário:

Luccas Guedes disse...

Esse disco é fenomenal!O detalhismo impressiona!As dinâmicas, as harmonias e solos...
Só uma correção no texto, o Steve Rodby não esteve fora do grupo, como no disco anterior a esse(speaking of now)teve a participação do Richard Bona(que é baixista) tocando diversos instrumentose cantando, confunde-se pensando que o Steve Rodby tivesse saído...