domingo, 20 de janeiro de 2008

Renaissance "Live at Carnegie Hall" 1975

Não vou aqui contar a história do Renaissance, uma das bandas mais originais do chamado Rock Sinfônico, vertente da família progressiva.
Este disco eu passei muito tempo procurando, lá pelos idos de 70, creio que em 78, 79 e até 80; importado para chegar às mãos de um simples amante da música, sem muito dinheiro, era coisa difícil. Ele chegou muito tempo depois. Sempre amei "Ashes Are Burning", "Prologue", "A Song for All Seasons"; estes eu tinha em vinil nacional (ainda tenho); sempre me perguntava como a banda soaria ao vivo, e disso eu tinha apenas uma experiência: em um dos "Sábado Som", programa da Globo antes de "Rock Concert" (e como faz tempo) eu tinha visto o Renaissance sem saber que era o Renaissance, somente comprando em disco um tempo depois (aliás, um disco que naverdade meu pai "ganhou" de algum aluno do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde trabalhava como auxiliar de coordenação.
Resumindo: por este disco eu tenho um carinho especial; é bem gravado, Annie Haslen cantando horrores, o baixo de Jon Camp excelente e preciso (mesmo que soe à la Chris Squire, o que não deixa de ser um elogio); reunidas ali várias canções que se tornaram clássicos e inscreveram o Renaissance na pedra fundamental do Progressivo. Mas o melhoe é que, abrindo mão desses rótulos todos, o que fica é uma grande música.

1. Prologue 7:30
2.Ocean Gypsy 7:13
3.Can You Understand 10:26
4.Carpet of the Sun 3:37
5.Running Hard 9:40
6.Mother Russia 10:23
disco 2 :
1.Scheherazade 28:48
2.Ashes are Burning 22:59

John Tout-keyboards, vocals
Annie Haslam-lead vocals
Jon Camp- bass, bass pedals, vocals
Terrence Sullivan-drums , percussion, vocals
Michael Dunford- acoustic guitars, vocals

Nenhum comentário: