sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Gentle Giant "Acquiring The Taste 1971



Maravilhoso trabalho este segundo do Gentle Giant. Linhas melódicas incríveis, diálogos coma música antiga perfeitos, vocalizações, instrumentais, timbres.
Pode soar velho para muitos, mas para quem tem um ouvido livre e atento, perceberá as nuanças e com certeza a diferença, a contribuição e o discurso musical de uma época em que era lícito experimentar, romper fronteiras.
Hoje existe um patrulhamento grande, existe uma falsa consciência que diz serem jovens coisas que eram velhas há três décadas atrás. Conservador, reacionário, o discurso jovem de hoje se apresenta totalmente contraditório, revelando uma face melancólica para o futuro: calculistas, quase fascistas, os meninos jogam pedras nas janelas e depois vão para a noite como se fossem os donos do mundo; tenho um amigo que , assistiando a um DVD, nem sei mais de que banda, falou: "_Como é possível, esses velhos tocando rock..."; aquilo me indignou muito, não pelo fato da idade, mas pela ignorância... o Led zeppelin, tão decantado entre jovens ainda, comemora esse mês 40 anos... poxa, são 40 anos, idade avançada... isso só nos mostra que qualquer bandinha de rock, a mais nova possível, sempre soará velha para nós.. porque nada tem a acrescentar.. é preciso ser mais que bom para acrescentar algo no universo pop, pois o pop nos dá conta de que tudo já foi feito... Beatles, Hendrix, Yes, Pink Floyd, Zeppelin, Stones, Chick Corea... tudo parace já consumido... mas aí aparecem caras como John Mayer, e outros mais, que de fato vêm escrever um conto novo, ou pelo menos mais um capítulo da novela...
Envelheçam, meus caros... envelheçam no sabser e no conhecimento, e permaneçam jovens...

Um comentário:

Anônimo disse...

Link unavailable can you please check ?